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          No momento da compra, irá beneficiar de uma garantia que entra em vigor na data de entrega, sem limites de quilometragem, que inclui:
          • 36 meses de garantia sobre a viatura
          • 36 meses de garantia sobre a pintura
          • 8 anos de garantia anti-perfuração
          O Livro de Garantia que poderá encontrar no interior da sua viatura, descreve todos os detalhes sobre as condições e exclusões da garantia.
          Uma intervenção paga ou um acessório instalado num Concessionário Abarth, assegura uma garantia de 36 meses, sem restrições de quilometragem (excluindo as peças sujeitas a desgaste e fratura). 
          A garantia inclui:
          • substituição ou reparação da peça ou acessório intervencionado previamente, sujeita à apresentação da respetiva fatura
          • custo da mão-de-obra.
          Tudo isto em qualquer Oficina Autorizada da Rede Europeia.
          Com os contratos de serviço Maximum Care ou Powertrain Care, poderá prolongar a garantia sobre os componentes eletromecânicos principais por um período adicional até 3 anos.
          Não, as extensões de garantia cobrem apenas os componentes electromecânicos da viatura.
          Para mais informações, por favor consulte as condições do seu contrato.
          Sim, se for proprietário de uma viatura Abarth poderá aproveitar os planos de extensão de garantia, que variam em função da idade e da quilometragem da sua viatura.
          Existe uma vasta variedade de opções de idade e quilometragem da viatura.
          Por exemplo, com a Maximum Care, existem 9 opções:
          1 ano com 45,000 - 90,000 - 120,000 km
          2 anos com 60,000 - 120,000 - 160,000 km
          3 anos com 75,000 - 120,000 - 200,000 km
          Para mais informações sobre os benefícios, cobertura, termos e condições, por favor contacte agora um Concessionário ou uma Oficina Autorizada Abarth da sua preferência, ou visite www.abarth.pt
          Em qualquer momento, até ao final do 36º mês de idade da sua viatura.
          No nosso website, irá encontrar toda a documentação com os detalhes dos planos de extensão de garantia sobre a cobertura de vários componentes mecânicos, a descrição das famílias de componentes consideradas e todos os seus benefícios.
          Para mais informações, por favor contacte agora um Concessionário Autorizado Abarth da sua preferência.
          Não. Os planos oferecem a possibilidade de estender a garantia além dos primeiros 3 anos da garantia da sua viatura.
          A Fiat Chrysler Automobiles Portugal S.A. e a Mopar® desejam a melhor assistência a si e à sua viatura, assegurando sempre que todas as atividades em garantia são realizadas em conformidade com o Plano de Garantia e Manutenção, graças ao seguinte:
          • apoio de técnicos qualificados e formados pela Fiat Chrysler Automobiles
          • utilização de peças de substituição originais
          • uma vasta rede de oficinas autorizadas em toda a Europa.
          FreeToGo é um plano de serviços de assistência em viagem*, válido em toda a Europa, que assegura a máxima eficiência e fiabilidade na eventualidade de acontecimentos imprevistos a bordo da sua viatura e dificuldades encontradas na estrada.
          Se for proprietário de um Fiat, Alfa Romeo, Lancia, Fiat Professional ou Abarth, poderá aproveitar o plano durante 3 anos pois é coberto pela garantia a partir da data de compra. 
          Para mais informações, por favor clique aqui 

          * Para mais informações sobre as condições e exclusões, por favor consulte o Livro de Garantia.
          Tem direito a assistência, em qualquer lugar na Europa, nos seguintes casos: 
          • avaria
          • viagem interrompida
          • furo num pneu
          • abastecimento com combustível incorreto
          • bateria descarregada
          • extravio ou danos nas chaves da viatura
          • vidros partidos.
          Adicionalmente, tem direito ao serviço de reboque da sua viatura e a uma viatura de substituição. 
          Para mais informações, por favor contacte-nos através deste número.
          No caso de avaria, se a reparação demorar mais do que 4 horas de acordo com o tempo estabelecido pelo fabricante, o Concessionário Abarth colocará à sua disposição uma viatura de substituição por um período máximo de 4 dias úteis.
          Em caso de acidente, se não for possível conduzir a viatura devido aos danos nela causados, ou se não for possível assegurar as condições de segurança definidas pelo fabricante, poderá utilizar gratuitamente uma viatura de substituição durante o mesmo período de tempo.
          Recordamos que só poderá beneficiar deste serviço se contactar o Número Verde Gratuito Universal, ou uma Oficina Autorizada Abarth, que lhe poderá disponibilizar uma viatura própria, ou proceder ao aluguer de uma viatura de segmento equivalente.
          Sim. 
          Se a sua viatura já não estiver coberta pela garantia, durante o período necessário para a reparação poderá solicitar uma viatura à Oficina Autorizada mediante o pagamento de uma tarifa*.

          * O serviço só poderá ser fornecido pelos Concessionários/Oficinas Autorizadas se tiverem as licenças necessárias.
          Todos os detalhes sobre o intervalo e os limites de quilometragem que devem ser respeitados para a realização da manutenção, estão descritos no Plano de Manutenção Periódica no Manual do Proprietário da sua viatura.
          Temos uma gama ampla e flexível de planos de manutenção, que também são transferíveis caso decida vender a sua viatura, por forma a preservar o seu valor de mercado ao longo do tempo. 
          Poderá escolher entre vários níveis de cobertura, duração e quilometragem, em função das suas necessidades atuais.
          Poderá encontrar todas as respostas à suas questões clicando aqui
          Recomendamos os serviços de uma Oficina Autorizada Abarth. 
          Caso decida recorrer aos serviços de outra oficina não incluída na Rede de Oficinas Autorizadas Abarth, guarde sempre a fatura do serviço de manutenção.
          Sim, se for proprietário de uma viatura Abarth poderá aproveitar os planos de extensão de garantia, planos de manutenção e outros, que variam em função da idade e da quilometragem da sua viatura.
          Os custos variam em função do modelo da sua viatura, da quilometragem e da duração do plano selecionado. 
          Para mais informações sobre os benefícios, cobertura, termos e condições, por favor contacte agora um Concessionário ou uma Oficina Autorizada Abarth da sua preferência, ou visite www.abarth.pt
          Antes do primeiro serviço de manutenção no seu Abarth.
          No nosso site, irá encontrar informação detalhada sobre os planos de manutenção, manutenção periódica e outros, com a descrição das famílias de componentes consideradas e todos os benefícios criados para si.
          Para mais informações, por favor contacte agora um Concessionáriou ou uma Oficina Autorizada Abarth da sua preferência.
          A Fiat Chrysler Automobiles e a Mopar desejam a melhor assistência a si e à sua viatura, assegurando sempre que todas as atividades da garantia são realizadas em conformidade com o Plano de Garantia e Manutenção, graças ao seguinte:
          • apoio de técnicos qualificados e formados pela Fiat Chrysler Automobiles
          • utilização de peças de substituição originais
          • uma vasta rede de oficinas autorizadas em toda a Europa.
          É a perfeita combinação de funções tecnológicas que fornecem toda a informação e entretenimento que deseja quando conduz a sua viatura, por forma a melhorar a sua experiência de condução.
          Ecrã tátil, ativação por voz e controlos no volante, ecrãs nítidos e botões intuitivos são apenas uma parte do sistema inovador projetado para satisfazer as suas necessidades. 
          O Uconnect também lhe fornece um dos mais avançados sistemas de navegação. Foi projetado especificamente para operar no modelo da sua viatura.
          Aceda ao menu DEFINIÇÕES e selecione o idioma pretendido.
          Em maps.mopar.eu, o novo site da Fiat Chrysler Automobiles concebido especificamente para atualizar o sistema de navegação, poderá registar a sua viatura e descobrir rapidamente se estão disponíveis novos mapas.
          Sim, mas só se o seu smartphone for compatível. Poderá verificar rapidamente aqui.
          • Ative a função Bluetooth no telemóvel
          • Pressione o botão PHONE no painel dianteiro do rádio da viatura
          • Se nenhum telemóvel estiver ligado, será apresentado um ecrã especial
          • Selecione SIM e pesquise o dispositivo Uconnect no telemóvel
          • O sistema poderá solicitar-lhe o código PIN: introduza-o no ecrã e confirme no telemóvel
          • é possível ligar mais do que um telemóvel, acedendo ao menu DEFINIÇÕES e selecionando o item ADICIONAR DISPOSITIVO
          • Toda a operação é indicada num ecrã que indica os passos completados
          • Quando tiver terminado, irá surgir o ecrã final para confirmar todos os passos e finalizar a ligação, onde deverá responder SIM.
          Quando o sistema operativo do telemóvel é atualizado, é necessário efetuar novamente o registo, mas primeiro:
          • remova-o da lista de dispositivos associados ao rádio
          • elimine também a ligação anterior da lista dos dispositivos Bluetooth no telemóvel.
          O sistema Uconnect foi projetado para ligar automaticamente ao seu telemóvel.
          Para programar a ligação por Bluetooth a um smartphone, deverá efetuar o seguinte:
          pressione o botão PHONE no painel dianteiro do rádio
          selecione DEFINIÇÕES e BLUETHOOTH
          selecione ADICIONAR DISPOSITIVO no ecrã
          selecione CONECTAR TELEFONE ou a lista CONECTAR DISPOSITIVO AUDIO utilizando o botão correspondente no ecrã
          selecione o dispositivo específico (telemóvel ou dispositivo Bluetooth)
          pressione o botão CONECTAR.
          Verifique se selecionou a partir do menu do seu telemóvel a função que permite a ligação automática. 
          Recordamos que, se existirem vários telemóveis ligados, o sistema considera sempre o primeiro dispositivo ligado.
          Se existirem vários dispositivos ligados, o sistema considera sempre o primeiro telemóvel ligado como o preferido (item PREFERENCIAL). 
          A ordem de prioridade para os outros dispositivos ligados que não estão programados como preferidos (item PREFERENCIAL), é determinada pela ordem na qual foram adicionados à lista: o último dispositivo ligado é o que possui a máxima prioridade.
          Não, este botão que se encontra equipado no volante apenas ativa a função reconhecimento de voz para o RÁDIO/SISTEMA MULTIMÉDIA.
          Todos os comandos de voz para operar o telemóvel podem ser ativados pressionando o botão PHONE, que também se encontra equipado no volante.
          Quando liga o dispositivo onde estão armazenados os seus ficheiros de música, o sistema de reconhecimento de voz necessita de algum tempo para sincronizar todos os ficheiros. 
          O tempo necessário depende da quantidade de música que está a carregar.
          Para realizar chamadas utilizando comandos de voz, deverá efetuar o seguinte:
          • pressione o botão PHONE no volante para aceder aos comandos do telemóvel.
          • aguarde alguns segundos para permitir que o sistema sincronize e carregue os dados do telemóvel.
          Recordamos que não poderá utilizar esta função se a sua lista incluir mais de 1000 contactos.
          A precisão do reconhecimento de voz depende de vários fatores: ruído ambiente, o sotaque da pessoa que emite o comando de voz e os comandos disponíveis. Ocasionalmente o sistema responde a um comando de voz ao invés de outro, mas trata-se de uma condição normal do sistema precisamente devido a estas variáveis.
          Esta é uma coleção de aplicações que lhe permitem aceder a todo o seu mundo digital através do rádio da sua viatura. Graças aos sistemas de ecrã tátil e de um interface especial que limita as distrações para o condutor, agora poderá desfrutar de uma experiência de condução segura e divertida. 
          Simplesmente descarregue gratuitamente a app Uconnect LIVE a partir da Google Play Store ou da Apple App Store e inicie a sessão numa conta Fiat Chrysler Automobiles. Quando tiver iniciado a app e ligado o telemóvel ao rádio através da função Bluetooth, irá desfrutar do acesso a todos os serviços.
          Existe uma grande variedade de serviços que são constantemente atualizados e desenvolvidos ao longo do tempo. 
          Devem estar vinculados à criação de uma conta especial (Twitter) ou uma subscrição (Deezer Premium). 
          Contudo, poderemos fornecer-lhe uma lista das apps que atualmente se encontram disponíveis, que são: 
          • my:Car
          • eco:Drive
          • Abarth Telemetry
          • Uconnect for Twitter
          • Deezer
          • TuneIn
          • Reuters
          • TomTom LIVE (se o rádio da sua viatura incluir sistema de navegação).
          • Fiat 500X
          • Fiat 500L
          • Novo Fiat 500
          • Fiat 500S
          • Fiat Tipo 5 Portas
          • Fiat Tipo Station Wagon
          • Nova Fiat Doblo
          • Novo Lancia Ypsilon
          • Jeep® Renegade
          • Novo Alfa Romeo Giulietta
          • Novo Alfa Romeo Mito
          • Abarth 595

          Os rádios compatíveis incluem:
          • Uconnect 7" HD Nav LIVE
          • Uconnect 7" HD LIVE
          • Uconnect 6.5" Radio Nav LIVE
          • Uconnect 5" Radio LIVE
          • Uconnect 5" Radio Nav LIVE
          • Descarregue a app Uconnect LIVE a partir da Google Play Store ou da Apple App Store.
            Inicie a app no seu telemóvel e ligue-o ao rádio através da função Bluetooth. 
            Pressione o botão APPS no rádio e aceda à lista de serviços disponíveis. 
            Para mais informações, poderá descarregar o guia de ativação completo aqui.

          É possível utilizar os serviços Uconnect LIVE nos seguinte países: Itália, França, Alemanha, Espanha, Reino Unido, Holanda, Suíça, Áustria, Bélgica, Luxemburgo, Portugal, Polónia, Irlanda, República Checa, Eslováquia, Hungria, Grécia, Dinamarca, Suécia, Finlândia, Roménia, Eslovénia, Lituânia, Letónia, Estónia, Bulgária, Malta, Chipre.
          Os serviços Uconnect LIVE podem ser acedidos na viatura através da ligação de dados móveis do seu telemóvel. 
          A utilização de aplicações através da transmissão em tempo real implica um elevado tráfego de dados, e se estiver a utilizar o serviço roaming, ou seja, se estiver no estrangeiro, implica custos adicionais ao seu tarifário.Portanto recomendamos a consulta das condições de utilização do seu operador de comunicações móveis. Recordamos que a ligação por Bluetooth do seu smartphone deve estar permanentemente ativa quando estiver a utilizar os serviços. 
          Para as viaturas habilitadas, os serviços Uconnect LIVE são gratuitos, exceto a utilização do tráfego de dados que paga ao seu operador de comunicações móveis. 
          Os serviços podem estar vinculados à criação de uma conta especial (Twitter) ou uma subscrição (Deezer Premium).
          Se tiver ativado primeiro os serviços Uconnect LIVE ao seu telemóvel, você é o Administrador dos serviços na sua viatura. 
          Na qualidade de Administrador, poderá convidar 3 pessoas no item CONVIDAR, para utilizarem os serviços ligados diretamente a partir da app instalada no seu smartphone, ou na sua área reservada em DriveUconnect.eu
          O amigo que convidou irá receber um email com o convite para aceder aos serviços Uconnect LIVE na sua viatura. 
          Recordamos que a qualquer momento apenas um utilizador poderá utilizar os serviços a bordo. 
          Na qualidade de Administrador, poderá remover um amigo da lista, ou esse amigo poderá decidir remover a respetiva conta da lista.
          Neste caso específico, é possível que os serviços ligados já tenham sido ativados pelo anterior Administrador. Para eliminá-los, recomendamos que contacte o nosso Apoio ao Cliente. Os contactos poderão ser encontrados aqui.
          Poderá verificar a data de validade no seu telemóvel através da app Uconnect LIVE, ou na sua área reservada em DriveUconnect.eu.
          O sistema irá notificá-lo regularmente sobre as atualizações disponíveis através da indicação de mensagens no ecrã do rádio. 
          Quando receber uma mensagem, poderá descarregar imediatamente as atualizações, ou adiar a descarga para um momento posterior, tal como no seu telemóvel. 
          Os alertas de atualização serão indicados cada vez que reiniciar o sistema. 
          Recordamos que apenas no caso de atualizações necessárias e na presença de uma ligação, o sistema irá proceder automaticamente com o descarregamento.
          Sim, poderá utilizar qualquer ligação de internet, incluindo Wi-Fi e hotspots. 
          O tamanho dos dados que serão descarregados será indicado na mensagem de instalação.
          O sintetizador de voz (Text to Speech) suporta a pronunciação de apenas um idioma de cada vez. 
          Para modificar e selecionar o idioma, deverá aceder ao menu DEFINIÇÕES do rádio.
          Para as apps que suportam vários idiomas, o sistema apenas irá ler as partes escritas no idioma definido (ex. Reuters).
          Sim, em todas as funções standard.
          Particularmente, poderá iniciar as aplicações individualmente com os seguintes rádios:
          • Uconnect 6.5" Radio Nav LIVE
          • Uconnect 5" Radio LIVE
          • Uconnect 5" Radio Nav LIVE.
          Desde 2015, os serviços Uconnect LIVE estão disponíveis em alguns modelos e mercados. 
          Ao comprar uma das nossas viaturas, irá receber um email com todos os detalhes para ativar e utilizar os serviços ligados para o modelo que escolheu.
          Poderá descarregá-la gratuitamente a partir da Google Play Store ou da Apple App Store no seu smartphone, se for compatível. 
          Está disponível em Itália, França, Inglaterra, Espanha, Alemanha, Áustria, Bélgica, Holanda, Suíça, Luxemburgo, Polónia, Dinamarca, Suécia, Eslováquia, Finlândia, República Checa, Hungria, Grécia, Irlanda, Portugal, Bulgária, Roménia, Letónia, Lituânia, Eslovénia, Estónia, Malta e Chipre.
          Os requisitos mínimos são:
          • Bluetooth versão 2.1 ou mais recente + EDR
          • Sistema Operativo Android 4.0 ou mais recente.
          • Resoluções de ecrã recomendadas: 480x800, 540x960, 720x1280 e 1080x1920.
          • Sistema Operativo Apple iOS 7.0 ou mais recente.
          • Resoluções de ecrã recomendadas: 640x960, 640x1136, 750x1334 e 1080x1920.
          É fácil: aceda ao menu DEFINIÇÕES e modifique-o no seu telemóvel, tal como o faz para todas as outras apps.
          É possível que tal aconteça. 
          A my:Car transmite o nível do depósito do combustível no seu smartphone tendo em consideração a última viagem durante a qual esteve ligado. Os dados entre a sua viatura e a app são sincronizados quando desliga a viatura e são associados à data e ao instante em que foram transferidos. 
          Se, na última vez que conduziu a viatura, não tiver estabelecido uma ligação aos serviços Uconnect LIVE, os dados da my:Car não estão sincronizados com os dados reais no veículo. 
          Para evitar confusão, irá encontrar sempre a data da análise a seguir ao valor indicado, tanto na versão Web como na app do telemóvel.
          Todas as memórias USB com uma capacidade igual ou inferior a 64 GB.
          É uma plataforma tecnológica que lhe permite contactar amigos, receber mensagens SMS, escutar a sua música e receber orientações de navegação. 
          Tudo isto em total segurança, sem sequer retirar as suas mãos do volante. 
          É fácil de utilizar e intuitivo: apenas necessita de um telemóvel compatível com as funções da plataforma.
          Contacte um Concessionário Abarth o mais rápido possível e indique os seus dados de identificação de acordo com o cartão do cidadão e o seu Documento Único Automóvel. 
          A rede de oficinas autorizadas irá pedir imediatamente um código duplicado à Fiat Chrysler Automobiles, que deverá receber dentro de uma semana.
          Recordamos que este tipo de serviços poderá estar disponível mediante pagamento, em função do modelo da sua viatura.
          Não há problema: o nosso Apoio ao Cliente está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano.
          Contacte-nos através do Número Verde Universal 00800 22278400, que é gratuito e está disponível em toda a Europa, e selecione 1 ASSISTÊNCIA EM VIAGEM, se a sua viatura tiver avariado em Portugal. Por outro lado, se estiver no estrangeiro, selecione 4 Serviços Internacionais, que além de assegurarem assistência na eventualidade de uma emergência, também oferecem a possibilidade de escolher o seu idioma. 
          Também está disponível o número 00351 21 370 31 26, que poderá contactar se tiver dificuldades em obter ligação através do Número Verde Universal. 
          Para mais informações sobre quais os países abrangidos pelo serviço, por favor consulte o Livro de Garantia da sua viatura.
          Esta campanha é um aviso que a Abarth envia aos clientes para assegurar que as suas viaturas operam de forma totalmente eficiente, segura e fiável. 
          Assim que receber um aviso, contacte um Concessionário ou Oficina Autorizada o mais cedo possível para marcar a intervenção recomendada para a sua viatura. 
          Poderá encontrar todas as pessoas de contacto dos nossos concessionários e oficinas autorizadas clicando aqui.
          Quando contactar para marcar uma visita, relembramos que deverá ter presente o número do chassis da viatura que poderá encontrar no Documento Único Automóvel (na página 2, abaixo de E).
          Sim. Não existem custos adicionais.
          Isto depende da duração da intervenção para reparar a sua viatura. 
          No momento da marcação, o pessoal da oficina poderá fornecer-lhe todos os detalhes sobre a duração da intervenção e a utilização de qualquer viatura de cortesia.
          Para saber se a sua viatura está incluída, poderá contactar-nos através do Número Verde Universal 00800 22278400 ou verificar diretamente num Concessionário autorizado.
          Relembramos que deverá ter presente o número do chassis da viatura que poderá encontrar no Documento Único Automóvel (na página 2, abaixo de E).

          Se já não for o proprietário da viatura abrangida na Campanha técnica de segurança que lhe foi dada a conhecer, se possível, gostariamos de lhe pedir que nos informe sobre o nome e a morada do novo proprietário. 
          Só necessita de preencher o cartão previamente impresso e carimbado que poderá encontrar juntamente com a carta que recebeu.
          De seguida envia para: Fiat Chrysler Automobiles Portugal, S.A. – Mopar – Dept. Customer Care – Lagoas Park, Edificio 15, Piso 2 2740-262 Porto Salvo (Oeiras). 

          Simples: ninguém conhece melhor a sua viatura do que aqueles que a conceberam, projetaram e fabricaram.
          As peças de substituição originais são o resultado de um compromisso permanente com a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias inovadoras. 
          Adicionalmente, para assegurar fiabilidade, conforto, desempenho e segurança, são sujeitas a inspeções rigorosas desde o momento em que são projetadas até serem fabricadas.

          Sim, pode instalar pneus na sua viatura com o tamanho especificado mas com um índice de velocidade superior à especificação. 
          Não necessita de autorização para o fazer. 
          Nos restantes casos, para assegurar a sua segurança e a dos restantes utentes da via, é absolutamente necessária uma autorização.

          Poderá simplesmente contactar um Concessionário Autorizado, que lhe fornecerá toda a informação sobre como legalizar os pneus da sua viatura.
          Os pneus M+S, cuja sigla significa “mud and snow”, possuem estas duas iniciais na parede lateral e são legalmente equivalentes aos pneus de inverno. Este tipo de pneu também é conhecido como pneu para “todas as condições climatéricas” e “todas as estações”. 
          Os pneus de inverno, também conhecidos como pneus de neve, além das letras M+S, também possuem um símbolo moldado na parede lateral: uma montanha de três picos com um floco de neve. Estes pneus oferecem um desempenho significativamente superior durante a travagem e em estradas cobertas de neve.
          Poderá encontrar toda a informação sobre o kit Fix&Go no Manual do Proprietário da sua viatura, ou poderá consultar as instruções incluídas no kit. Recomendamos que leia atentamente as instruções antes de utilizá-lo.
          Poderá encontrar a gama completa na secção ACESSÓRIOS. 
          Simplesmente selecione o modelo da sua viatura, aceda à área dedicada e personalize a sua viatura. 
          Adicionalmente, poderá registar a sua viatura e descobrir as ofertas especiais.
          Porque é importante confiar a sua viatura àqueles que realmente a conhecem até ao último detalhe. 
          Os acessórios originais são totalmente compatíveis com todas as peças mecânicas e eletrónicas da sua viatura. 
          São regularmente sujeitos a inspeções rigorosas para lhe fornecer o máximo conforto, desempenho, segurança e personalização ao longo do tempo.
          Abarth

          NÚMERO GRÁTIS

          Poderá contactar a Abarth através da linha telefónica dedicada com o Número Verde Universal 00800 2227 8400, disponível a partir da maioria dos países Europeus*.
          No seu telefone, poderá utilizar o sistema de marcação rápido digitando 00800 Abarth 00.
           
          *Por favor verifique os custos da chamada com o seu operador de comunicações telefónicas quando efetuar uma chamada a partir do estrangeiro ou através de telemóveis.

          Consulte o manual do usuário e o manual de manutenção

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